Conheça as tecnologias sustentáveis que prometem aumentar a eficiência dos freios
Com a modernização dos motores, cada vez mais limpos e silenciosos, as fabricas passaram a investir na atualização de outros sistemas dos automóveis, além disso ocorre uma preocupação com o meio ambiente.
Através de pesquisas foi descoberto que os freios, nos veículos de combustão externa, sejam responsáveis por cerca de 20% de todo material particulado emitido. Esse número é 40% menor do que dos modelos elétricos, que é responsável por 80% das emissões;
O material resultante do desgaste de discos e pastilhas são partículas microscópicas capazes de passar pelas vias respiratórias do ser humano e causar diversos tipos de doenças.
Diante disso, algumas empresas passaram a produzir tecnologias que prometem melhorar a atual situação.
A ZF recorreu ao tratamento superficial das pastilhas para reduzir o atrito durante as frenagens. As pastilhas, nominadas TRW Cotec, contam com a aplicação de silicato ao material de fricção que permite o melhor assentamento da pastilha ao disco, reduzindo o nível de ruído.
A canadense Nucap Industries desenvolveu um disco de freio 40% mais leve que um convencional, pois diminuir o peso dos carros é uma forma de combater as emissões por aliviar o esforço do motor, reduzindo o consumo de combustível.
O iDisc, da Bosch, emite 90% menos material particulado que um disco convencional, segundo a fábrica. O segredo está no tratamento com carboneto de tungstênio, material que deixa a superfície do disco mais dura.
Fonte: Quatro Rodas